Nunca fui nenhuma mestre-cuca na cozinha, nem nunca organizei banquetes pantagruélicos, mas sei me virar bem e quando quero faço umas coisitas bem degustáveis dentro do trivial, que acredito ser o meu forte. Cozinhar tem lá seu segredinhos, muitos deles já antigos para quem tem prática. Mas para quem está iniciando a rotina de cozinheira, descobri-los torna-se algo bem divertido.
Não há nenhum segredo especial em preparar uma bela polenta com molho de carne e linguiça. Adoro essa iguaria, pelo menos uma vez por semana quando é possível gosto de preparar. O molho pode variar entre carne-seca ou miúdos de frango. Ai, céus, adoro isso!
Ontem eu resolvi fazer, com o aval da minha filha. Sabe como é, adolescentes não comem qualquer coisa, é preciso agradá-los. Como acompanhamento, um feijãozinho meio carregadinho, um arroz branco, couve à mineira e cenoura refogada na manteiga. Também fiz uns filezinhos de frango bem temperadinhos pois às vezes é bom ter mais de uma opção em carnes, e um jilozinho cozido na água e sal. Esse último especial para mim.
Ficou assim:
Tempero o frango com bastante alho e cebola picadinhos, shoyo ou vinha d'alhos, curry (pouquinho) e tempero misto. De preferência de um dia para o outro, ou algumas horas antes. Na hora de fritar ou cozinhar é que eu coloco sal. Utilizo também um tempero muito louco e gostoso que uma amiga me deu, nem sei o que há dentro, mas é excelente!!!
Gosto da polenta mais molinha. Meço um copo de fubá para uns dois de água mais ou menos. Não uso uma medida certa, vou no olhômetro mesmo. Refogo a cebola e alho no óleo e jogo a água. Antes de jogar o fubá, eu misturo em um pouco de água para não correr o risco de empelotar. Não uso nenhum tipo de caldo industrializado por causa do excesso de sal e gordura. Mas dá para adicionar uns cubinhos de bacon, fritando-os antes do refogado de alho e cebola.
O molho eu faço com alho, cebola, pimentão, tempero misto, azeite e colorífico, que é mais natural. Molho de tomate só um pouquinho para realçar a cor e o sabor.
Tudo bastante simples e gostoso, assim como a vida!!!
Para quê complicar, né?

Nenhum comentário:
Postar um comentário