Simplesmente, viajei com o livro As esquinas do tempo, de Rosa Lobato de Faria, escritora portuguesa que eu ainda não conhecia.
Não sei se há versões do livro com o português do Brasil, só sei que li uma versão portuguesa mesmo, o que causou-me um estranhamento inicial devido ao vocabulário e algumas construções sintáticas. Mas foi só no início mesmo.
A história gira em torno de Margarida, uma professora de Matemática, que tendo sido convidada para ministrar uma palestra em Vila Real, hospeda-se em um hotel, que na verdade era uma casa antiga e bem conservada. Parecia que já estivera ali, em outro tempo... No quarto que lhe coube, havia muitas fotos antigas e um misterioso quadro de um homem bonito, sorridente e sensual, que deixou-a confusa por ser muito parecido com a sua mais recente paixão, o Miguel.
Ao acordar no dia seguinte, Margarida percebe que não está no tempo presente. Viajou ao passado de seus ancestrais de cem anos! Conscientemente, tenta adaptar-se até encontrar Miguel, o homem do retrato.
Durante idas e vindas, do passado ao presente, a personagem e o leitor são instigados a juntar as peças de um quebra-cabeças poético e fantástico.
É interessante notar no livro a questão do papel da mulher no início do século XX, onde a mesma era vista como reprodutora, mãe e dona de casa, sem direitos de participação política e social. Foram feitas para o casamento, que poderia ser o sonho maior realizado ou a desgraça, ruína total.
Ficam também dúvidas e reflexões sobre as vidas passadas.
Vontade imediata de ler novamente. Eu adorei!!!
Que tal fazer uma viagem pelas esquinas do tempo?
ROSA LOBATO DE FARIA
Rosa Lobato de Faria nasceu em Lisboa em abril de 1932 e faleceu em 2 de fevereiro de 2010, aos 77 anos.
Poetisa e romancista, o essencial da sua poesia está reunido no volume Poemas Escolhidos e Dispersos, de 1997. O seu primeiro romance, O Pranto de Lúcifer, veio a público em 1995. Seguiram-se-lhe Os Pássaros de Seda (1996), Os Três Casamentos de Camilla S. (1997), Romance de Cordélia (1998), O Prenúncio das Águas (1999), A Trança de Inês (2001), O Sétimo Véu (2003), Os Linhos da Avó (2004), A Flor do Sal (2005), A Alma Trocada (2007), A Estrela de Gonçalo Enes (2007) e As Esquinas do Tempo (2008).
Foi também autora de diversos livros infantis. Está traduzida em Espanha, França e Alemanha e representada em várias coletâneas de contos, em Portugal e no estrangeiro.
Foi também conhecida do grande público como atriz de televisão e cinema.
Em 2000, obteve o Prêmio Máxima de Literatura.

Nenhum comentário:
Postar um comentário