quarta-feira, 23 de abril de 2014

Sobre os eufemismos e disfemismos

Na fala nossa de todos os dias, é comum utilizarmos vários recursos linguísticos e extralinguísticos a fim de garantirmos a maior eficácia possível do nosso discurso.
Para isso, gesticulamos, fazemos caretas, exageramos coisas simples, pioramos ideias ruins ou amenizamos coisas pavorosas.
Ao amenizarmos ideias negativas, fazemos uso da figura de linguagem chamada eufemismo. 
O eufemismo faz parte do grupo das figuras de pensamento. O termo origina-se do grego eu- (agradável) + pheme (palavra).
São inúmeros exemplos que aqui poderiam ser colocados: "Você faltou com a verdade." (mentiu) ou "José enfim encontrou-se com o Criador." (morreu). São clássicos.

Ouvi um interessante nessa semana.  Um membro de minha família contando as histórias dos nossos antepassados, mandou esse: "(...) e então, Fulano de Tal teve que ser internado, pois estava com um probleminha de nervoso." Só um probleminha. E de nervoso... Tive que rir! E ri mais ainda, sabendo-se que a família é bem "nervosa"! 

Imagine você tendo um verdadeiro ataque de insanidade que só uma camisa de força  e mais cinco homens parrudos poderiam conter e alguém chega pra você e diz com toda a mansidão possível: "Caaalma, caaalma... Você está muito nervosa..." Affff...

O nervosismo propriamente dito misturado ao medo pode provocar algumas reações involuntárias no nosso organismo: sudorese excessiva, vermelhidão, taquicardia entre outras. Também pode provocar micção e tenesmo involuntários. Micção? Tenesmo? O que é isso? Falando o português claro, trata-se de urinar e defecar sem querer. 

Aí é que entram os disfemismos. O Disfemismo ou Cacofemismo serve para piorar mais ainda certas coisas ou ideias não muito agradáveis. "Tirar água do joelho" e "Dar uma barrigada". Clássicos.  Não precisam de tradução.

Assistindo a um programa humorístico, ouvi o cara dizer: "Descarregar uma betoneira no banheiro". Nossa! 

Irresistível. Morri de rir. Usando hipérbole!

Nenhum comentário:

Postar um comentário