sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Miniconto

Miniconto é uma narrativa bem curta, caracterizada pela concisão, contendo elementos do gênero narrativo de forma explícita ou não. Dada a brevidade da narrativa, o leitor é levado à inferência desses elementos.
Para se produzir um miniconto, não basta apenas a brevidade e economia de palavras. É preciso usar a concisão, a exatidão na escolha das palavras, promover uma boa abertura, sem esquecer a narratividade e o efeito que se quer provocar no leitor.

Exemplo:

Nômades

Segunda madrasta, terceiro irmão, quarta casa. Última chance para o pai.
Depois vou morar sozinho.

                                                                                        (Sandra Guedes)

Análise:

Uma frase nominal com uma sequência de palavras-chave compõe a abertura do miniconto. Essa pode ser considerada a situação inicial bem como a causa do conflito do personagem, que se traduz através da segunda frase do miniconto, uma frase também nominal. Ambas as frases produzem sentido dada à exatidão das mesmas. A terceira e última frase é uma oração e funciona como epílogo.
Relacionando-se o conteúdo ao título do miniconto, percebemos que o narrador- personagem não possui uma habitação fixa, devido ao atual terceiro relacionamento de seu pai. É possível percebermos também o tom de cansaço do personagem e seu desejo de dar um basta em uma situação que não lhe faz bem.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário